A arte corre livremente pelas veias dos piauienses que, a cada ano que passa, se destacam pelos seus repertórios diversos e autênticos. Visando fortalecer esse cenário em Teresina, o Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus) e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) apresentam a Galeria de Artes Devaldino Portelada. Com entrada livre, o espaço funciona em horário experimental de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Com o intuito de tornar um ambiente artístico-cultural acessível aos cidadãos, a galeria é uma grande conquista não só para os artistas, mas para toda a cidade. “A idealização da Galeria veio de uma reivindicação da União dos Artistas Plásticos do Estado Piauí (UAPPI) que tem um trabalho incansável pela divulgação e comercialização das artes visuais de Teresina”, ressalta a presidente da UAPPI, Reisinha Barbosa. 

A União dos Artistas tem como proposta fundamental apresentar os trabalhos de novos e já consagrados artistas de todo o Estado. Além disso, a instituição pretende debater sobre a iniciação de uma politica que inclua o desenvolvimento das artes plásticas.

A Galeria Davaldino Portelada apresenta uma coleção com obras de todas as formas, tamanhos e cores, perpassando por telas que representam desde temas sacros, arte abstrata e moderna, o espaço também expõe esculturas bastante diversas. Os belos e ardentes cantos da cidade ganham, também, destaque no local.

A pintora Salete Vasconcelos, que começou a integrar-se na arte ainda na infância, não esconde a gratidão que sente pela oportunidade dada pela galeria de expor a sua obra. “Me considero uma artista autodidata. Nunca fiz faculdade e só comecei a investir nas minhas telas agora. E ter essa oportunidade, de expor na galeria, é muito importante para o artista que quer mostrar o seu trabalho”, conta.

De acordo com o superintendente da FMC, Abiel Bonfim, o espaço ajuda na qualificação do Centro da cidade. “A galeria veio para somar e ajudar tanto na revitalização do espaço, valorização dos artistas, aproximação dos trabalhos com a população, como na qualificação do Centro”, afirma.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).