A Orquestra Sinfônica de Teresina, sempre inovando e movimentando o cenário local, criou em 2019 seu mais novo projeto: a Quinta Sinfônica. Em sua segunda apresentação, a OST apresenta a 9° sinfonia de Antonín Dvořák, nesta quinta-feira (13) , às 20h no Palácio da Música, com entrada franca.
A “Quinta Sinfônica” consiste em concertos totalmente eruditos às segundas quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h, com entrada franca. A ideia é apresentar uma sinfonia diferente por mês. Sua estreia foi com a famosa 5° Sinfonia de Beethoven. Dessa vez, apresenta ao público algo mais “cult”, a 9° sinfonia de Antonín Dvořák. Na ocasião, a regência fica sob responsabilidade de Hilson Costa, segundo maestro da OST.
Antonin Dvorák, membro da escola nacionalista do período romântico, consagrou-se como um dos principais nomes da música clássica do século 19 e a figura mais representativa da composição tcheca. A peça escolhida pela OST encontra-se entre as suas obras mais divulgadas. O autor era ligado à expressão e forma populares, numa sucessão de obras que utilizavam modelos populares eslavos.
Mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a OST se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico desde a sua criação, em 1993. A finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.