O Cultura Inthegrada terá uma nova edição, desta vez, no Parque da Cidadania, com atividades a serem realizadas nos dias 28 e 29 de outubro Fotos(Ascom/FMC)
No final de semana, os moradores da região do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, foram beneficiados com o Projeto Cultura Inthegrada, que uniu atividades esportivas e culturais no Parque Ambiental Matias Matos. As atividades foram realizadas pela Federação de Esporte, Cultura e Ação Social do Piauí e com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que recebeu emenda parlamentar impositiva para a realização do projeto.
De acordo com Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), a participação dos vereadores e suas emendas parlamentares têm sido um elo importante na aproximação da cultura com o povo, que nos últimos anos, segundo ele, passou a ter mais acesso às atividades culturais. O presidente comenta ainda que à fundação tem uma grade cultural de atividades que ocorrem nas zonas urbana e rural, porém, com as emendas destinadas pelos vereadores, mais comunidades acabam sendo agraciadas.
“No Cultura Inthegrada, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves contou com emendas destinadas pelo vereador Valdemir Virginio. Essa parceria com o poder legislativo é muito importante para a cidade e quem ganha com isso é o povo”, comenta Ênio Portela.
Gilberto Nunes, mais conhecido como MC Kadoshi, atua no Hip-Hop há 17 anos, ele fala que, apesar dos avanços, o movimento ainda é muito criminalizado por parte da sociedade, porém, com os investimentos do poder público essa arte pode chegar a mais pessoas, principalmente servindo no combate à entrada de jovens no mundo da criminalidade. O MC comenta ainda que é preciso ocupar novos espaços, principalmente os locais que são alvos de vandalismo e onde os jovens estão mais vulneráveis.
“A gente sabe que isso é muito importante, até porque quando o governo para de dar aquele investimento na cultura, no esporte e no lazer essa molecada que tá aí, o crime vem e abraça, tá ligado? E isso é o que vinha acontecendo na nossa comunidade, a gente via muita morte, pelo do crime, muito moleque se abraçando com o crime por falta de investimentos nesse tipo de cultura, cultura que é nossa, cultura que nasceu na comunidade, nasceu na favela e que vem de dentro de nós”, comenta Gilberto Nunes, que diz ver com bons olhos esse novo olhar do poder público com a cultura teresinense.
O Cultura Inthegrada terá uma nova edição, desta vez, no Parque da Cidadania, com atividades a serem realizadas nos dias 28 e 29 de outubro. O evento é totalmente gratuito, sendo uma oportunidade para conhecer de perto a cultura da periferia da capital piauiense.