Desde o dia 15 de setembro que o Balé da Cidade de Teresina tem apresentado performances em vias públicas da capital na segunda temporada do Projeto Balé da Cidade NA Cidade.

As coreografias estão sendo transmitidas a partir das 20h nas quartas e sextas-feiras no canal da companhia no Youtube.

Ontem (20) foi a vez da performance Mescla, dançada por Adriano Abreu, no bairro Jacinta Andrade, zona norte de Teresina. A performance propõe uma pesquisa que traz questões pessoais a respeito da mescla dos seus fazeres de artista que, ao longo dos anos foi entendendo sua arte como uma hibridação de dança, performance, arte querer, moda, figurino, e mundo.

Nesta sexta-feira (22), será a vez da performance “Segredos”, idealizada por Jeciane Sousa e que será apresentada no bairro SAMAPI, zona Leste de Teresina. Jeciane buscou inspiração no espetáculo “Só não falamos a mesma língua”, que faz parte do repertório da Companhia, para mostrar sua relação com uma árvore próximo a sua casa.

“É curioso e interessante a gente estar realizando o nosso trabalho, dentro da nossa rotina, e do nada podemos assistir uma apresentação. Gostei da ideia, fiquei curiosa para assistir tudo”, conta a comerciante Kelma Dias.

O Projeto Balé da Cidade NA Cidade são acontecimentos performáticos que têm como ponto de partida espetáculos do Balé e se desmembraram em novas ações pelas paisagens de Teresina.

Na segunda temporada os bailarinos revisitam os locais de sua primeira performance trazendo as propostas atualizadas, e também convidando outros artistas da cia: os acontecimentos individuais, agora podem acontecer com até 3 pessoas.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 28 anos no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e difusão da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação em diferentes ações, como temporadas de apresentações, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 integrantes e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio de contrato
de gestão com a AABCT, Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.