Festa de Reis no bairro Promorar . Foto (Ascom/FMC)

No último final de semana, dezenas de moradores do bairro Promorar, na zona Sul da capital piauiense, se reuniram na Praça da Paróquia de Santa Luzia para participarem do encerramento da Festa de Reis, promovida pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio das ações de descentralização da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). O reisado do Promorar contou com a participação dos grupos Reis de Ouro e Candeeiro Cultural, que apresentaram ao público personagens como o Jaraguá, Caipora, Boi, Ema, Cigana, entre outros.

O evento foi acompanhado de perto pelo presidente da FMC, Ênio Portela, que durante sua fala ao público, destacou a iniciativa dos moradores locais em manter viva a tradição folclórica e religiosa da Festa de Reis. O gestor da pasta da cultura também falou dos investimentos que a gestão municipal tem destinado para o setor cultural, fato que de acordo com ele, vem possibilitado mais apoio aos eventos realizados pelos grupos de reisados de Teresina.

“Foram dois dias de festividades, primeiro estivemos na região da Formosa, onde pudemos acompanhar de perto o trabalho desempenhado pelo mestre Raimundo Branquinho, lá na região da localidade Formosa. No sábado estivemos no Promorar, onde notamos um grande público, fato que mostra que nosso prefeito Dr. Pessoa está correto a respeito da descentralização das ferramentas culturais”, comenta Ênio Portela, enfatizando ainda que neste ano, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves irá reforçar o apoio a estes grupos.

Para o mestre Juarez Pereira, do Reisado Reis de Ouro, ao longo dos anos, chegada das tecnologias fizeram com que parte da população perdesse o interesse pelo reisado, porém ele cita que essa mesma tecnologia está sendo a responsável por atrair principalmente aqueles que não conheciam a tradição de comemorar a Festa de Reis. O mestre também destaca que a participação direta da comunidade, junto com as ações do poder público, tem sido fundamental para o resgate do reisado.

“O povo vem abraçando a nossa iniciativa e a cada ano, notamos um aumento considerável do público em nossas atividades. Entendo que é preciso manter viva essa tradição que passei a seguir ainda na minha infância, e graças à Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, conseguimos colocar o reisado na rua”, disse Juarez Pereira.

Promessas

Marcilene da Silva, do bairro Redenção, está desde dezembro percorrendo algumas festas de reisado da Grande Teresina para pagar uma promessa pela recuperação do filho. Ela conta que teve o pedido atendido, e o filho que na época havia nascido antes do tempo, hoje goza de muita saúde e que também participa de forma direta dos grupos de reisados.

“Estou há mais de 20 dias participando das festividades, apesar do cansaço, é algo gratificante, ainda mais pelo fato do meu filho viver hoje muito bem. Enquanto tivermos saúde, vamos contribuir com os reisados”, garante Marcilene da Silva.

Para saber mais sobre as ações que a Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves promovem para manter viva a tradição de comemorar a Festa de Reis, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também podem ser consultadas na página cultura_the no Instagram.