Com o intuito de manter viva a tradição junina, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, está realizando em diversos espaços públicos, o Festival Junino de Teresina. Por conta da pandemia do novo coronavírus, pelo segundo ano consecutivo as festividades juninas com grandes aglomerações foram suspensas, e para não gerar prejuízos à cultura, estão sendo realizadas atividades com curta duração e sem aviso prévio para evitar grandes públicos.

No sábado (26), foram realizadas atividades no Mercado Central, no Centro de Teresina, no domingo (27), o Festival Junino de Teresina ocorreu de forma simultânea nos mercados públicos do Dirceu Arcoverde I (zona Sudeste) e Parque Piauí (zona Sul). Nesta segunda-feira (28), as atividades foram realizadas nas praças João Luís Ferreira, Bandeira e Rio Branco, na região central da cidade e contou com a apresentação de diversas quadrilhas juninas.

A dona de casa, Raimunda Oliveira, que reside no bairro Angelim, na zona Sul de Teresina, conta que foi ao Centro da cidade para resolver as demandas de sua residência e que, ao passar pela Praça João Luís Ferreira, se deparou com as apresentações juninas. “Há dois anos que estava sem ver presencialmente as quadrilhas juninas, achei essa ideia maravilhosa, espero que no próximo ano aconteça o retorno das atividades presenciais para que eu possa curtir o São João sem medo de contrair o coronavírus”, comenta Raimunda Oliveira.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, comenta que em todos os locais de apresentações, o evento tem sido bem recebido pela população e que a ideia de manter viva a tradição do São João por meio de curtas apresentações tem dado certo. “Hoje estivemos simultaneamente em três espaços públicos, isso gerou uma felicidade muito grande para todos que trabalham com cultura, pois ver o sorriso no rosto de alguém que há dois anos vive assombrado por conta da pandemia é muito gratificante”, relata Scheyvan Lima.

O Festival Junino de Teresina segue com apresentações juninas até o próximo dia 30 de junho, sempre em locais aleatórios para não gerar grandes aglomerações. Para acompanhar as ações deste projeto, basta acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).