Dos dias 16 a 20 de abril, cinco bibliotecas municipais darão espaço para o Sarau. A atividade será gratuita

Nesta segunda-feira (09) é comemorado o Dia da Biblioteca, dando início à Semana da Biblioteca e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) preparou uma comemoração em forma de sarau.

Entre os dias 16 e 20 de abril, as bibliotecas municipais Abdias Neves, Fontes Ibiapina, São João, Da Costa e Silva e H. Dobal irão receber alunos de escolas municipais e estaduais para um momento de contação de histórias, exposição sobre obras de Monteiro Lobato e exibição de filmes infantis. De acordo com o coordenador das bibliotecas, Etevaldo de Oliveira, a ideia é comemorar não somente o Dia da Biblioteca, mas também o dia alusivo ao livro infantil.

“Resolvemos comemorar na semana do dia alusivo ao livro infantil, devido a demanda desse público ser grande. É nossa homenagem às crianças que tanto gostam de contos, além de ser uma forma de incentivar a leitura e valorização da cultura”, afirmou. O Sarau Literário Infantil será aberto ao público e irá acontecer das 8h às 11h.

Atualmente, Teresina conta com oito bibliotecas que oferecem além de empréstimos de livros e espaços de leitura, horários para pesquisa, discussões literárias, exposições e contação de histórias. Em sua maioria, os espaços funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, com exceção das bibliotecas Professor Raimundo Wall Ferraz, Zilma Gomes Ferreira de Moraes e Francisca das Chagas de Carvalho Costa.

As bibliotecas municipais oferecem catálogo de estudo para diversas áreas, possibilitando empréstimos semanais para aqueles devidamente cadastrados. Anualmente são cerca de 90.400 livros no acervo e 46.313 usuários presentes nas oito bibliotecas de Teresina.

Dia da Biblioteca

A comemoração ajuda a lembrar a importância da prática da leitura, que além de ter valor cultural, ajuda a causar bem-estar mental.

A data surgiu como referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).