A Casa da Cultura de Teresina está comemorando 25 anos. E como todos os anos, o mês de agosto é pura festa com uma vasta programação que inicia nesta terça, dia 6, a partir das 18h30, com a mostra das oficinas do espaço com dança, teatro e artes visuais.
Mantida pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, a Casa da Cultura de Teresina fica localizada na Rua Rui Barbosa, 348, no centro da capital, e além de museu e um rico acervo, abriga diversas oficinas de arte.
As apresentações desta terça-feira iniciam com uma Roda de Capoeira na entrada da Casa da Cultura, seguida pela exibição do documentário “Instantes – Um Olhar sobre o Balé da Cidade de Teresina”, e da apresentação dos alunos da oficina “Projeto Impar”, da instrutora Anita Gallardo.
A criançada também terá espaço com a apresentação da oficina de Teatro Infantil, do instrutor Valdifran Soares, e a coreografia “O Ladrão da Alegria”, seguido da oficina de Ballet Adulto e a coreografia “O Quadro”, do coreógrafo Fernando Freitas. Na sequência, a Cia José Nascimento (grupo residente da casa) apresenta a sua versão de “O Quadro”, sob orientação do coreógrafo José Nascimento.
A oficina de balé contemporâneo também se apresenta na Mostra com a coreografia “Chuva”, de Fernando Freitas, seguida da Oficina de Dança do Ventre da Companhia Izabell Lins com a coreografia “Moderna Feeno”. Logo em seguida, a Oficina de Sapateado apresenta “Cantando na Chuva”, da coreógrafa Chica Silva, e a coreografia “Tinha que respirar, agora”, da Oficina de Contemporâneo comandada por Fernando Freitas.
O teatro terá espaço no palco com a peça “Faces em Desconcertos”, de Silmara Silva, seguido da coreografia “Sete Véus”, da Oficina de Dança do Ventre, e a Oficina de Jazz com “One, Two, Tacha, Tach”, de Fernando Freiras. O encerramento é com o Balé da Cidade de Teresina com a coreografia “Tacaticatum”, da coreógrafa Jeciane Sousa.