O Balé da Cidade de Teresina recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Teresina pela comemoração aos seus 29 anos de criação. Proposta pelo vereador Enzo Samuel, a solenidade ocorreu nesta quarta-feira (10) na sede do legislativo municipal e contou com a presença de vários vereadores, membros da companhia e da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, conta que o Balé da Cidade de Teresina tem uma grande importância cultural para o município e por isso a homenagem foi mais que justa. Ele também enfatizou que recentemente o prefeito Dr. Pessoa assinou a renovação do contrato com a associação que administra o balé, possibilitando a continuidade dos projetos executados pela companhia em diversos pontos da cidade.

“Muitos acham que o Balé da Cidade se restringe apenas a apresentações, porém esses talentosos profissionais vão além disso, eles também atuam diretamente na formação de novos profissionais através de cursos, palestras e workshops. Por conta dessa importância, nosso prefeito vem sempre buscando um bom diálogo com a companhia”, conta Ênio Portela.
Representando a gestão do Balé da Cidade de Teresina, Janaína Lobo, falou um pouco da trajetória da companhia, ela exaltou os profissionais que compõem tanto o Balé da Cidade de Teresina como a Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina que trabalham distintamente para oferecer cultura à população teresinense. Ela destacou ainda que durante o momento mais complicado da pandemia, os profissionais se adaptaram e continuaram com os trabalhos, inclusive com apresentações nas regiões periféricas da cidade.

“Essa homenagem também é para todos que passaram pelo Balé da Cidade ao longo de sua existência, seja dançando, dirigindo, dando aula, produzindo, fotografando ou em uma de tantas outras funções que contribuíram diretamente para que pudéssemos chegar nesse momento hoje. Nós completamos 29 anos e esse caminho foi traçado a muitos passos, muita resistência, muito desejo de muita gente”, ressaltou Janaína Lobo.

Chica Silva é a atual diretora da companhia, ela iniciou na dança ainda aos seis anos de idade em um projeto social, ela contou um pouco da importância de valorizar a cultura e seus respectivos profissionais. Ela lembrou em sua fala que muitos já ingressaram na dança por meio dos projetos executados pela companhia de dança , e que para ela, é gratificante poder devolver para a cidade, todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos.

“São 17 anos trabalhando dentro de uma companhia, onde eu comecei aos 6 anos dentro de um projeto. Então, eu sei da importância, de cada possibilidade, de cada construção. Eu sou artista de dança. Eu vivo da dança e eu tenho orgulho de dizer isso”, afirma Chica Silva.

 

 

 

 

 

 

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 29 anos no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e difusão da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação em diferentes ações, como temporadas de apresentações, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta com 18 integrantes e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio de contrato de gestão com a AABCT, Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).