
Diversas atrações culturais animaram o Arraiá Popular no Parque da Cidadania Fotos(Ascom/FMC)
Durante o mês de junho, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), esteve em diversos bairros e comunidades rurais incentivando diversas atividades populares voltadas para o período junino, comprovando o compromisso da gestão em ampliar os investimentos na área da cultura. Nesse final de semana, durante dois dias, ocorreu no Parque da Cidadania, na zona Norte da capital, a primeira edição do Arraiá Popular de Teresina, evento realizado com o objetivo de encerrar as festividades juninas promovidas pela gestão pública municipal.
O Arraiá Popular de Teresina contou com apresentações de grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, grupos circenses, bandas locais, além de um espaço kids e uma praça de alimentação com bebidas e comidas típicas deste período do ano. O evento foi totalmente gratuito, e além de unir a cultura com a natureza, quem compareceu ao evento também pôde ajudar com a campanha solidária da FMC que, desde o início deste ano, em todos os seus eventos, vem arrecadando alimentos que são doados para as famílias carentes da capital.
Ênio Portela, presidente da FMC, conta que a população teresinense entendeu o chamado da gestão pública municipal para participarem de um arraiá tradicional, onde as famílias pudessem se juntar para comemorar o período junino. O presidente destacou ainda os investimentos que foram feitos, durante todo esse período do mês, em diversas iniciativas culturais nos mais diversos bairros e comunidades rurais de Teresina.
“Foram dois anos sem poder realizar uma festa junina com aglomeração, no período de quarentena a pasta da cultura se adaptou, realizou atividades sem aglomerações e agora, com a diminuição das restrições, já conseguimos realizar atividades com grande público. Para que a gente possa continuar realizando essas atividades públicas, é preciso que a população atenda o pedido da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e complete o esquema de vacinação contra os efeitos da Covid-19”, comenta Ênio Portela, enfatizando ainda que, no final do segundo semestre deste ano, a FMC já iria iniciar o planejamento para período junino de 2023, onde a pasta pretende realizar maiores investimentos.
População e comerciantes comemoram
Quem foi ao Parque da Cidadania durante o Arraiá Popular de Teresina pôde acompanhar de perto o melhor da cultura teresinense, e o que não faltou por lá foram elogios de quem há dois anos não tinha esse contato direto com a cultura. Lany Leila, do bairro Aeroporto, conta que ficou surpresa com a estrutura que ela encontrou no Parque da Cidadania, ela fala que foi ao local para passear com a família e que aproveitou para assistir as apresentações que ocorriam no anfiteatro do parque.
“A gente vem notando que a cidade vem ganhando muitos investimentos na área da cultura e isso me deixa muito feliz, pois nosso povo também tem que ter acesso gratuito à cultura. Obrigado ao prefeito Dr. Pessoa por ter essa sensibilidade de oferecer cultura para toda a população, pois aqui, neste evento, o rico e o pobre se juntam para celebrar o período junino”, diz Lany Leila.
No evento, empreendedores locais também tiveram oportunidade de expor e vender seus produtos, uma oportunidade para que eles pudessem gerar renda para suas famílias. Quem comemorou as boas vendas foi o pipoqueiro Pedro Cardoso, ela fala que, neste período, tem aumentado a procura da população pela pipoca, que é uma alimentação bem típica.
“Queria aqui agradecer ao prefeito Dr. Pessoa por sempre buscar realizar atividades aqui no Parque da Cidadania e em outros espaços da cidade. Esse tipo de atividade me possibilita vender minhas pipocas e, com isso, consigo manter dignamente minha família”, afirma Pedro Cardoso, comentando ainda que pela primeira vez a cidade tem um prefeito que realmente se importa com os mais pobres.
Parceria
Para a realização do primeiro Arraiá Popular de Teresina, a FMC contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). O secretário da SEMAM, Luís André, esteve no evento e garantiu que, além desta parceria com a FMC, outras irão ser concretizadas, tudo para oferecer opções de cultura nos parques da cidade.
“Quando assumi a pasta do meio ambiente, o prefeito Dr. Pessoa nos chamou e falou da importância deste tipo de parceria que prioriza o povo de Teresina, por isso atendemos prontamente o chamado da pasta da cultura, como também temos feito parcerias com outras pastas da gestão municipal e empresas privadas. Essas parcerias se mostram importantes, pois atraem um número maior de pessoas para nossos parques e com isso temos na cidade pessoas mais felizes, pois depois que o cidadão tem esse contato com a natureza e com a cultura, é impossível ir para casa sem estar com um semblante de felicidade”, comenta Luís André.
Outros eventos
Para o segundo semestre deste ano, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves pretende realizar outras atividades pela cidade. Para acompanhar a programação, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.