O bairro Santa Maria da Codipi, que fica localizado na zona Norte de Teresina, sedia neste sábado, (27), a 19ª edição do Festival Afro Cultural da Beleza Negra, evento que terá como atrativos diversas atividades culturais. O festival iniciou nesta manhã com ações voltadas para o grafite, pela tarde ocorrerão rodas de discussões e às 18h, na praça principal da comunidade, terá a parte cultural com a realização de uma exposição, desfiles de moda, grupos teatrais, grupos de dança, capoeira e música ao vivo.
Nesta edição também ocorrerá o concurso para escolher o Rei e Rainha da Beleza Negra, escolhendo nomes que irão representar a beleza negra na região. Para esse concurso, foram feitas inscrições antecipadas pelos organizadores do evento.
De acordo com produtor Dornele França, mais conhecido na comunidade como “Doka”, o evento, realizado pelo Grupo Reação do Gueto, já faz parte do calendário cultural da região da Grande Santa Maria da Codipi e ocorre todo ano, no mês da Consciência Negra. Ele também enfatiza ainda que haverá homenagens à escritora negra Carolina Maria de Jesus e a senhora “Mariola”, que muito tem contribuído com a comunidade.
“Essa atividade é muito importante para a comunidade, ele nasceu há 20 anos pelo Grupo Raça e hoje continua viva graças a atitudes de moradores que não querem deixar essa tradição acabar. A gente trata da cultura negra de uma outra ótica, não como os colonizados, mas como o povo que tem uma cultura incrível, que realmente merece ser cultuada, merece ser apreciada”, destaca Dornele França.
Este ano o festival conta com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e do vereador Ismael Silva, que destinou emenda parlamentar para a atividade.
VEJA AS ATRAÇÕES:
Grupos de capoeira
Love Zumba
Fundação Inês Carvalho
Vida e Fé
Dançarte
Dança Apec
Argumento Pesado
Encruza
A trinca
Afoxá
Reação do Gueto
Dj 15
Caju Pinga Fogo
Ruaz Crew
Traficando Literatura
Escola de Ballet Joana Darc